Cuidado para suas dívidas não virarem como um sapo na panela

Sapo Rico
Não seja como o sapo que devagar acaba morrendo queimado. Mude agora sua atitude financeira.
  • Você tem dívidas?
  • Consegue dizer qual o valor total delas?
  • Consegue dizer exatamente as razões por ter chegado nesse valor?
  • Você conseguiu, durante o processo, prestar atenção que estava se endividando cada vez mais?

Pois é. Muita gente que converso por aí e está endividada, não consegue saber como a situação chegou nesse ponto e muito menos explicar quais são os fatos geradores dessas dívidas.

Esse é um processo mais comum que eu imaginava, e acontece quando para sair de uma situação de stress financeiro, a pessoa adquire uma dívida para pagar outra.

Estou vendendo o almoço pra pagar a janta (tweet isso)

Isso não acontece de um dia para o outro, e pode perdurar por anos a fio se nenhuma intervenção for feita.

Todos conhecemos a estória do sapo, que quando colocado na panela com água na temperatura ambiente e o fogo vai deixando mais quente aos poucos ele morre queimado sem saber. Mas, quando colocado em uma frigideira já quente, ele pula pra fora e acaba rapidamente se salvando.

É isso que acontece com as dívidas. Você não percebe, mas vai pegando um emprestimozinho aqui, outro ali, quando vê esse dinheiro já virou uma bola de neve que você fica até com medo de saber o valor.

Por isso, ter consciência de suas decisões financeiras, conversar com alguém sobre elas pode dar a luz no fim do túnel que você precisava para perceber que em poucos anos sua dívida pode ser paga e você poderá aproveitar o resto de sua vida sem dívidas e com mais tranquilidade.

Assuma o protagonismo de sua vida financeira e comece a entender agora como sair dessa situação.

O que achou do artigo? Tem dívidas e ainda não sabe o valor, compartilhe conosco sua história nos comentários.

Tenha certeza que você não está sozinho. E juntos podemos mais!

  • Daniele

    Oi …
    Estou um pouco encrencada nas contas ,devo 2 bancos, condomínio , as prestações do lote, e ainda comprei um carro sem poder …peguei dinheiro emprestado com minha mãe e comprei pq era vida ou morte..
    Gostaria de saber se estou agindo certo ou não … Parcelei uma divida de um banco em 10 x que é o que está em minhas condições , e o condomínio em 4x , e pago o carro por mês minha mãe ..
    Também comecei um consorcio para tentar quitar um pouco as prestações do lote…
    e ainda vai ficar um banco sem pagar …Estou desesperada … não consigo controlar os gastos pequenos do dia a dia …

    • Olá Daniele, as vezes as coisas acontecem exatamente sem a gente perceber, como disse no artigo. O importante é saber que agora que você está se perguntando se fez a coisa, sua consciência vai te dar melhores alternativas no futuro.

      A primeira coisa a se fazer quando se tem uma dívida que nos aflige é saber como chegamos nesse ponto. Essa resposta só você, com uma auto-análise poderá responder, isso é importante para que isso não aconteça de novo. Depois é realmente analisar sua vida financeira e saber pra quem você deve e quanto você deve. Acredite, muita gente não sabe nem quanto deve.

      Com isso em mãos e consciência na mente, você pode fazer um planejamento para saber se, por exemplo, existe alguma forma de você fazer mais dinheiro para quitar essas dívidas, seja com um trabalho extra, vendendo algum bem pessoal, entre outras coisas que você pode responder melhor.

      Espero que tenha ajudado, se tiver outras dúvidas, entre em contato.

      Um abraço,
      Ricardo